terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

OQUE PRECISAMOS SÃO MUDANÇAS DE HÁBITOS E REEDUCAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO

Acertando o Relógio Biológico

Ordem e regularidade são leis da natureza. Tanto no universo químico como no biológico percebemos ciclos bem definidos. Talvez o mais conhecido de todos seja o ciclo menstrual de 28 dias. Outro ciclo interessante é o capilar, caracterizado por 18 meses de crescimento seguidos de 18 meses de parada. Em homens, os fios de cabelo se desprendem dos folículos na fase de parada do crescimento, enquanto na mulher os fios ficam presos aos folículos, permitindo o crescimento de cabelos mais longos.
O coração bate uma vez por segundo e nós inspiramos, em média, uma vez a cada quatro batidas do coração. As contrações intestinais ocorrem a cada três minutos. A temperatura corporal, a pressão arterial e a secreção de enzimas e hormônios, como o cortisol, flutuam ao longo do dia de maneira programada e regular. Este relógio biológico de 24 horas que comanda as funções vitais está localizado no cérebro, em uma região chamada hipotálamo. 

Você precisa de fibras

Fontes de fibras!
FONTES DE FIBRAS!

As fibras dietéticas são as partes dos vegetais resistentes à digestão e absorção, ou seja, não entram na corrente sangüínea.
Os principais benefícios das fibras na promoção da saúde são:
• Promovem um adequado funcionamento intestinal, pois estimulam os movimentos peristálticos, facilitando a desintoxicação do organismo. 
• Aumentam o período de saciedade, ou seja, comendo alimentos ricos em fibras você levará maior tempo para sentir fome novamente, o que é de excelente ajuda no controle de peso.

Aprenda a combinar os alimentos

Aprenda a montar seu prato!

Aprenda a combinar os alimentos e equilibrar a sua alimentação, escolhendo alimentos dos três grupos em cada refeição:
REGULADORES (Alimentos que protegem o organismo) 
- Frutas; 
- Verduras; 
- Legumes. 
Obs. Evite usar frutas e verduras na mesma refeição.

15 Princípios da Alimentação Saudável


Alimentação colorida!Preparamos uma lista com 15 princípios para uma alimentação saudável, especialmente para você!
- Faça três refeições ao dia em horários regulares, com intervalo de 5 horas entre cada uma, no mínimo;
- Aprenda a relaxar antes das refeições e evite comer com ansiedade;
- Coma devagar, mastigando muito bem e saboreando os alimentos;
- Tome 6 a 8 copos de água por dia, nos intervalos das refeições.;  
- Evite tomar líquidos durante as refeições. Respeite o intervalo de 30 minutos antes ou 2 horas após, para evitar a distensão do estômago e a diluição das enzimas digestivas;

Nem toda gordura é ruim


Você sabia que a gordura é o condutor do sabor? É por isso que alimentos gordurosos são tão gostosos. É importante você saber que nem toda gordura é ruim para a saúde. Na realidade, precisamos delas. O segredo é saber escolher corretamente.
Gorduras insaturadas
A gordura insaturada protege o coração quando utilizada moderadamente. Ela pode ser encontrada nos seguintes alimentos: óleos vegetais, azeite de oliva, óleo de canola, azeitonas e castanhas.

Gases: livre-se deles

Flatulência pode significar que sua digestão não anda bem.
Se você tem enfrentado este problema e deseja se livrar dele, siga estas recomendações:
Alimentos indicados:
• Pão torrado integral;
• Arroz integral;
• Verduras cozidas;
• Legumes cozidos – abóbora, abobrinha, batata, berinjela, cará, cenoura, chuchu, mandioquinha, tomate sem pele e sem semente;
• Frutas cruas ou cozidas;
• Nozes – castanhas do Pará, amêndoas;
• Óleos
• Temperos: cebola, limão, salsa, pouco de sal.

Arroz integral previne diabetes

Na próxima vez que você for a um restaurante, sirva-se de arroz integral.

O arroz integral é um cereal integral, completo - é o arroz branco antes de ter sido refinado e polido e despojado da cobertura de farelo, que é rico em fibras e nutrientes. O arroz integral também tem um índice glicêmico menor do que o arroz branco, o que significa que não causa uma elevação rápida dos níveis de glicose no sangue.

Agora um novo estudo de pesquisadores da Universidade Harvard relata que os americanos que comem duas ou mais porções de arroz integral por semana reduzem seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 em cerca de 10 por cento em comparação com pessoas que comem menos de uma vez por mês. E aqueles que comem arroz branco regularmente - cinco ou mais vezes por semana - são quase 20 por cento mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que comem menos de uma vez por mês. 

10 Hábitos para combater o stress

Hábitos saudáveis podem protegê-lo contra os efeitos nocivos do estresse.
Veja aqui uma lista de 10 hábitos saudáveis que você pode desenvolver. 
1) Converse com amigos e familiares.
Uma dose diária de amizade é um grande remédio. Ligue ou escreva para seus amigos e familiares para compartilhar seus sentimentos, esperanças e alegrias. Cultive suas amizades.
2) Envolva-se em atividade física diária.
A atividade física regular alivia a tensão física e mental. Adultos fisicamente ativos têm menor risco de depressão e perda da função mental. A atividade física pode ser uma grande fonte de prazer, também. Tente caminhar, nadar ou andar de bicicleta todos os dias 

Massagem: muito mais que relaxamento

Muito mais que relaxamento!
MUITO MAIS QUE RELAXAMENTO!
Será que uma boa massagem pode fazer mais do que simplesmente relaxar seus músculos? Para descobrir, os pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai em Los Angeles recrutaram 53 adultos saudáveis e dividiram aleatoriamente 29 deles para uma sessão de 45 minutos de massagem sueca profunda e outros 24 para uma sessão de massagem leve.
Todos os indivíduos foram monitorados com cateteres venosos. Dessa maneira, amostras de sangue poderiam ser tomadas imediatamente antes da massagem e até uma hora depois. Para sua surpresa, os pesquisadores descobriram que uma única sessão de massagem causou mudanças biológicas importantes.

Qual é a melhor dieta da moda?

Dietas da modaA obesidade, não a subnutrição, é considerada o principal problema de saúde pública no mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela integra o grupo de doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) e é considerada a “Doença do Milênio” pela OMS, constituindo a principal causa de mortes evitáveis no mundo. De acordo com a pesquisa Vigitel 2008 do Ministério da Saúde, cerca de 56,3% ou 82 milhões de brasileiros adultos estão acima do peso. 
O aumento da obesidade em escala global está diretamente relacionada a dois fatores básicos: o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos industrializados ricos em açúcar e gorduras, mas deficientes em nutrientes que a célula necessita. Comendo alimentos que satisfazem o estômago, mas não nutrem a célula, o organismo passa a armazenar gordura devido a ameaça de falta de nutrientes. É preciso ter consciência de que somos o que comemos.

Dormir bem é fundamental

Dormir bem é fundamental
DORMIR BEM É FUNDAMENTAL

Muitos não conseguem dormir oito horas diárias, devido à rotina de trabalho e doméstica ou a problemas relacionados ao sono. Pois se esses fatos fazem com que você descanse menos do que seis horas por noite, saiba que os resultados disso não são apenas cansaço e falta de concentração durante o dia, mas riscos maiores de sofrer ataques do coração ou derrames cerebrais.
O resultado é de uma pesquisa da Universidade de Warwick, na Inglaterra, que analisou os hábitos de quase 500 mil pessoas nos Estados Unidos, Japão, Suécia, Alemanha, além da própria Inglaterra. Os dados, publicados pelo European Heart Journal, apontam que pessoas com esse perfil têm até 48% de chances de ter algum tipo de ataque do coração e até 15% de sofrer um derrame.

A dieta definitiva

Ao longo dos últimos anos, a importância de alcançar o peso ideal tem se tornado muito evidente. Esta preocupação é válida, haja vista a quantidade de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, pressão alta, câncer, colesterol elevado, dores musculares e articulares, apnéia de sono, etc.
Entretando, muitas pessoas bem intencionadas desejam perder gordura, mas não sabem como. Testam várias dietas mas, a longo prazo, descobrem que não conseguem efetivamente manter o peso ideal. Algumas tentam dietas da moda que prometem perda significativa em pouco tempo. Apesar de funcionar inicialmente, essas dietas têm um ponto em comum: data para começar e terminar. Toda a perda realizada durante a dieta vai por água abaixo quando ela termina.

A cura emocional pode doer

A cura ao seu alcance!
A CURA AO SEU ALCANCE!
No processo de resolvermos os conflitos emocionais pessoais geralmente precisamos passar pela dor da tomada de consciência do que nos aflige. Muitas situações na vida nos fazem sofrer emocionalmente. Situações devido a perdas, reais ou imaginárias, de alguém que você amava, perda do amor idealizado, perda do sentido para a vida quando você a colocava no material e vê que ele não preencheu tudo, perda porque você pode ter se anulado na vida, tendo perdido, muito ou pouco, da sua personalidade, etc.
Diante de dores emocionais o ser humano em geral procura esconder o sofrimento de si mesmo. Pode suprimi-lo, o que significa que sabe que o tem, mas evita pensar nele e lidar com ele conscientemente. Pode reprimi-lo, o que significa que o joga para o inconsciente e não tem mais acesso ao mesmo quando deseja, mas quando pode.

Açúcar: fino, branco e mortal


O açúcar branco, refinado, usado para adoçar os alimentos, é sim um vilão.   Os prejuízos que ele causa no organismo são inúmeros. Primeiro, porque ele é uma substância extremamente concentrada. Para você ter uma idéia, uma colher de açúcar equivale a 90 cm de cana (quase 1m), e todo produto concentrado desgasta e sobrecarrega o organismo.
Além disso, durante o processo de refinamento, a cana perde todos os seus nutrientes, se tornando apenas fonte de calorias. Dessa forma, para ser assimilado, o açúcar “rouba” do organismo importantes vitaminas e minerais como o cálcio, que é importante na fase de crescimento e na prevenção da osteoporose, e a vitamina B1, que é importante para a integridade do sistema nervoso. Sua deficiência causa alterações nervosas como irritabilidade, cansaço e perda de memória.

Você está com falta de proteínas?

As proteínas são nutrientes indispensáveis para a saúde do ser humano. Elas participam da renovação celular, reparo de tecidos, função muscular, síntese hormonal e produção de enzimas.  Entretanto, é comum superestimar a quantidade de proteínas que é realmente necessária.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a quantidade de proteína que o organismo necessita é de 0,8g por kg de peso, para os adultos, e 1g por kg de peso para as crianças. Por exemplo, um adulto de 70Kg necessita de 56g de proteína diariamente.
A recomendação é que as proteínas forneçam 10 a 12% do valor energético total da dieta. Por exemplo, numa dieta de 2.000 kcalorias, apenas 200 deveriam ser fornecidas pelas proteínas.

Gastrite e Refluxo: o que fazer

Se você sofre com azia ou sintomas de refluxo, siga estas recomendações nutricionais para restabelecer a saúde do seu estômago!
Recomendações Nutricionais:
- Depois de comer, não se deite ou se abaixe por pelo menos 2 horas, pois isso pode provocar refluxo;
- Evite refeições muito volumosas que provoquem dilatação excessiva do estômago;
- Evite comer 3 horas antes de dormir, já que à noite as crises são mais comuns;
- Faça um jantar bem leve com frutas e cereais ou uma sopa de legumes;
- Pessoas que experimentam freqüentes sintomas noturnos devem tentar levantar a cabeceira da cama de 8 a 15cm;  
- Coma diariamente alimentos ricos em fibras como aveia, granola, pão integral, arroz integral, biscoitos integrais, barra de cereais, farelo de trigo, germe de trigo, trigo para kibe, linhaça, etc.; 
- Aumente o consumo de frutas, saladas, verduras e vegetais.

Você mastiga bem os alimentos?

MastigaçãoEm termos simples, digestão significa reduzir os alimentos a um tamanho que possa ser absorvido pelo corpo.  
A digestão ocorre no trato gastrintestinal – um tubo de seis a nove metros de comprimento, que vai desde a boca até o ânus. Uma vez que hajam passado através da barreira intestinal rumo ao interior do corpo, esses nutrientes entram na corrente sanguínea e circulam por todos os tecidos para manter as funções orgânicas, atender às necessidades energéticas e fornecer material para o crescimento e reparo de novas células e tecidos.

Como fazer uma desintoxicação

Desintoxicação com sucos!
DESINTOXICAÇÃO COM SUCOS!
A desintoxicação é um processo que ocorre naturalmente no organismo para eliminar determinadas substâncias indesejáveis. A desintoxicação ocorre em todas as células, mas principalmente nas do fígado e do intestino.
As principais substâncias intoxicantes são a aditivos alimentares artificiais, metais pesados (mercúrio, alumínio, etc…), tabaco, medicamentos, agrotóxicos, álcool, poluentes do ar, produtos químicos usados em casa, antibióticos e hormônios utilizados em carnes e outros produtos de origem animal. 
Quando reduzimos a exposição do organismo a essas substâncias intoxicantes, aumentamos a oportunidade para o organismo se livrar delas. O jejum é uma excelente situação para o organismo realizar essa tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário