quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

TUDO DEVE TER UMA PREPARAÇÃO PRIMEIRO !!!

Qual é a importância do alongamento e do aquecimento para a atividade física?

Os preparos essenciais para quem vai se exercitarpor Gabriel Moro | infográfico Pilker e Rabisco Estudio
Alongamento 
Estica e puxa
O músculo funciona como um elástico, que precisa ser constantemente esticado e comprimido para não estourar quando for solicitado além do normal. O objetivo de alongar é dar a ele maior flexibilidade durante exercícios físicos, possibilitando movimentos harmônicos. Diversas estruturas são trabalhadas, como o órgão tendinoso de Golgi, o sarcômero, o fuso muscular e tecidos conjuntivos de revestimento. Quanto mais regularmente for espichado, mais flexível o músculo vai ficar. 

Se doeu, é hora de parar
A dor é um mecanismo de defesa para evitar que o alongamento (em suas três variações) cause lesões 

Estático É o mais tradicional: enquanto determinada região fica estendida, o resto do corpo está parado. Recomenda-se permanecer de 30 a 40 segundos na mesma posição. 

Dinâmico Movimentos de vai e vem ajudam a trabalhar diferentes estruturas. Esse tipo de alongamento estimula monitores de tensão do músculo e do tendão a se soltarem. 

Passivo O esportista conta com o auxílio de outra pessoa, que controla a intensidade da força aplicada, respeitando posições anatomicamente confortáveis. 

Aquecimento 
1. Ação = calor
Dez minutos de movimentos leves, simulando a atividade que será feita a seguir, são suficientes para elevar a temperatura do corpo - já que a energia liberada pelos músculos na contração se transforma em calor. Esse é o aquecimento, que além de tudo diminui o atrito entre as fibras musculares. 

2. Efeito dominó
Com o aumento da temperatura, o organismo se ajusta para melhorar a circulação sanguínea. a frequência cardíaca aumenta por causa da maior produção de adrenalina pela glândula suprarrenal e os vasos se dilatam. Uma alimentação balanceada e hidratação facilitam esse trabalho em série. 

Logo após a prática
Será que vale a pena alongar? 
Muita gente se estira depois de praticar um esporte simplesmente para relaxar. Mas a busca por essa sensação de repouso precisa ser feita com cautela. É que os músculos sempre sofrem pequenos traumas durante os exercícios, principalmente nos mais pesados, ficando às vezes vulneráveis. Assim, o alongamento após a atividade física pode agravar o desgaste e causar uma bela lesão. Comprovadamente, alongamento traz benefícios se for feito antes do treino. 

O novo livro de SAÚDE
Alongamento, aquecimento e muitos outros assuntos estão em Raí, Como Gostar de Esporte, lançamento de SAÚDE. Com o auxílio de experts da ciência, o ex-jogador contará histórias inéditas de sua infância para apresentar as vantagens, desde os primeiros anos de vida, das atividades físicas. Ele também mostrará como gostar das práticas esportivas - e estimular todo mundo a suar a camisa, sem desistir. 

Fontes: Turíbio Barros, fisiologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Fabiano Peres, personal trainer e educador físico da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário